13 janeiro 2007


Documentário Brilhante sobre o filme Diamante Bruto

Já se disse que toda arte é antes de tudo arte sobre arte. Uma experiência estética de um autor sobre outro autor. Uma resenha sentimental sobre os autores que o autor mais admira e mais lhe impressionou. O que se convencionou chamar de o caráter metalinguístico da obra de arte. Pois bem: este documentário Brilhante é o filme sobre um filme.
Em 1977, o cineasta Orlando Senna realizou Diamante Bruto, um filme que se passa em Lençóis, uma pequena cidade da Chapada Diamantina, na Bahia, que sofria com a decadência da extração de diamante, sua principal atividade econômica. Quase 30 anos depois, Conceição Senna filma Brilhante, um documentário sobre como o longa anterior foi responsável pelo progresso da cidade.
Contando com depoimentos dos moradores, o filme narra a história da cidade desde a filmagem de Diamante Bruto, até os tempos atuais, mostrando o desenvolvimento turístico da cidade obtido através da sua divulgação na produção de 1977.
O documentário foi desenvolvido através de uma oficina de roteiro realizada em Lençóis por Orlando Senna, marido de Conceição, em 2000. A diretora, que também foi atriz de Diamante Bruto, percebeu pelas conversas com moradores, que a história poderia render um belo filme, complementando o anterior. Brilhante participou de diversos festivais, entre eles o Brazilian Film Festival, de Nova York.
Vale a pena conhecer mais este recanto de nosso enorme país. País que de vez em quando parece não caber dentro da nossa capacidade de compreendê-lo e admirá-lo em toda a sua imensidão e diversidade.

3 comentários:

Mith Cineasta disse...

Vi esse "brilhante" documentário e gostaria de conseguir uma cópia em DVD. Ele sera visto e comentado em sala de aula, para alunos de cinema.

Ana Bittencourt disse...

Nunca tinha ouvido falar deste documentario. A divulgaçao foi fraca, portanto. Será que encontro em DVD nas lojas?

Anônimo disse...

Eu não tinha ouvido falar sobre este documentário e fiquei surpresa. Será que encontro em DVD? Gostaria de saber também se encontro o "Diamante Bruto" em DVD, pois na época das filmagens eu cantei uma música "garimpeiro", porém,eu tinha 13 anos (hoje 44)e não pude ver o filme. Gostaria tanto de assistir e/ou ver algumas fotos!!! Acredito que a diretora do filme Conceição Senna, lembra da minha participação, eu morava em Palmeiras, outra cidade da chapada diamantina.